Sobre Nós



Vida Em Estado Cru é a criação de Zlati Dencheva – psicóloga clínica com formação em Naturopatia e Terapias Complementares, apaixonada por desporto e estilos de vida saudáveis, bem como uma das pioneiras na área do Crudivorismo em Portugal.

Obteve uma formação superior em Psicologia pela Universidade do Minho, tendo concluído o seu mestrado na área da Psicologia Clínica, com especialização em Perturbações Alimentares e obesidade. Tem experiência na avaliação psicológica e intervenção clínica em distúrbios do comportamento alimentar e obesidade, bem como na preparação para a cirurgia bariátrica, a condução de terapia de grupo e acompanhamento psicológico pré e pós-cirurgico de pacientes obesos. Trabalhou em ginásios e centros de medicina desportiva, tendo contactado de perto com problemáticas do foro físico e psicológico subjacentes aos problemas do comportamento alimentar.

Consultora alimentar na área da alimentação crudivegana, acompanha pessoas que pretendem transitar para a alimentação de origem vegetal (presencialmente e à distância) desde o ano de 2010.



A inspiração da Zlati em ter uma Vida Em Estado Cru apareceu devido a uma deficiência de ferro grave, fadiga permanente, infecções bacterianas persistentes e vários outros problemas resultantes de um sistema imunitário enfraquecido que, após muita pesquisa no ano de 2007, a levaram a descobrir uma comunidade virtual de raw food gurus. Esta descoberta marcou o início de conversas com especialistas e horas de leitura no âmbito de programas de desintoxicação, regeneração celular e implicações do crudivorismo no estilo de vida, forma física, desempenho intelectual e processos de cura. 


Após ter resolvido os seus problemas de saúde no intervalo de poucos meses, a Zlati abraçou uma Vida Em Estado Cru como um estilo de vida permanente.



Actualmente a autora adopta o crudivorismo como seu estilo de vida e trabalha activamente na divulgação do mesmo em Portugal, prestando consultoria e apoio a todos aqueles que desejam melhorar os seus hábitos alimentares, manter um peso saudável e optimizar a sua saúde! 

João Ferreira é engenheiro, desportista, modelo, co-fundador e fotógrafo do Vida Em Estado Cru. Formou-se na Universidade do Minho, tendo obtido o grau de Doutoramento na área da Engenharia Electrónica Industrial e Computadores. Actualmente divide o seu tempo entre os projetos profissionais e a paixão que nutre desde sempre por desporto e estilos de vida saudáveis.

O João tem uma formação sólida em várias modalidades, tendo praticado Judo federado durante 7 anos, bem como Kickboxing e Jiujitsu (certificado pela  Federação de Karate Contact) durante 4 anos. Nos tempos livres faz treino calisténico (há 2 anos), musculação há 5 anos e Jogging há 8 anos, conseguindo correr, em média, cerca de 15 km. por corrida.

Até inícios de 2012 o João tinha uma alimentação que incluía muita carne, laticínios, pão e outros carboidratos complexos cozinhados e processados. Apesar do bom aspecto físico, apresentava muitos problemas respiratórios, inflamação nas cavidades nasais e gastrite crónica com presença de bactérias helicobacter pylori. 

Em Maio de 2011 o João iniciou a sua transição gradual para uma alimentação maioritariamente crua, eliminando da sua dieta a carne, pão e laticínios. Após alguns sintomas severos de detox (bolhas pelo corpo todo e eliminação de grandes quantidades de mucosidade) que duraram cerca de 2 meses, começou a sentir melhorias significativas no sistema respiratório, gastrointestinal e ao nível das articulações, ficando inspirado a viver uma Vida Em Estado Cru.

Atualmente, o João tem uma alimentação mais de 90% crudívora e, embora o seu peso tenha diminuído desde que iniciou a transição, recuperou toda a massa muscular que tinha anteriormente, conseguindo obter uma definição ainda maior, sem recorrer a qualquer tipo de batidos de proteína, produtos de origem animal ou suplementos alimentares. De referir ainda é que os seus problemas gastrointestinais melhoraram significativamente; as bacterías helicobacter pylori foram eliminadas por completo, e a gastrite, outrora com implicações clínicas significativas, neste momento já é inexistente. 


O João pretende partilhar a sua luz através do Vida Em Estado Cru, contribuindo com informações valiosas e o seu exemplo pessoal nas temáticas ligadas ao desporto e actividade física.
Vitalizem a vossa vida!
(e-mail: avidaemestadocru@gmail.com)