13 maio, 2015

Sementes de linhaça - como usá-las em receitas crudívoras e veganas?

Muitas vezes as pessoas perguntam-nos de que forma podem incorporar as sementes de linhaça, fonte importante de proteínas completas e ácidos gordos Ómega-3, na alimentação crudivegana.

Embora possam ser usadas pontualmente em combinação com fruta na preparação de sobremesas cruas, idealmente as gorduras não devem ser combinadas com a fruta, mas sim com os vegetais. Por isso, a melhor forma de incorporar as sementes de linhaça é em combinação com vegetais crus - por exemplo, na preparação de saladas e molhos.   

De momento, estamos a usar a linhaça moída a frio da Myprotein, e aqui estão duas receitas que permitem perceber como incorporar estas sementes na alimentação:

1) EM MOLHOS PARA SALADAS 

 - Salada: 
1 alface e ½, 2 mãos de rúcula selvagem, 1 pepino holandês, 12 tomates cherry, 1 abacate

- Molho para a salada: 
2 curgetes pequenas, sumo de 1 limão, 3 colheres de linhaça moída, 2 colheres de sementes de sésamo, 1 dente de alho, uma pitada de sal e pimenta caiena q.b. – tudo misturado no liquidificador

2) NA PREPARAÇÃO DE SUSHI CRUDÍVORO OU OUTROS ROLINHOS DE ALGAS NORI

- Rolinhos de algas crudívoros:
1 pimento vermelho cortado em palitos compridos, 1 cenoura cortada em palitos compridos, ½ cebola nova laminada, 1 malagueta vermelha sem as sementes, sumo de 3 limões, 4 colheres de sopa de linhaça moída e 2 colheres de sopa de cânhamo; uma pitada de sal rosa dos Himalaias; 2 mãos de folhas de espinafre bebé cortadas fininho, 4 folhas de algas Nori

Procedimento:
- Misturamos a cebola laminada, a malagueta, o sumo dos 3 limões, o espinafre e as sementes até obter uma pasta.
- Colocamos um pouco da pasta por cima de cada folha de algas Nori, acrescentamos os pimentos e cenoura, e enrolamos.
- Cada rolinho é posteriormente cortado em rodelas, ficando com aspeto de sushi vegetariano  

VITALIZEM-SE!

Este texto contém excertos dos registos do dia 8 de Maio e 13 de Maio, 2015 do Diário Vitaliza. Para ter acesso aos registos e receitas completas das restantes refeições do dia, e obter muitas mais receitas e informações, entrem em contacto e fiquem a saber mais sobre o funcionamento deste serviço mensal:

Informações e inscrições: diariovitaliza@gmail.com 

Planos alimentares, dicas, pacotes, programas online e acompanhamento para fazer a transição para uma alimentação mais viva e natural:
avidaemestadocru@gmail.com