"Mas onde estão as proteínas numa alimentação de origem vegetal?"; "Não vou ter défices de nutrientes?" - são estas as grandes preocupações das pessoas quando ouvem a palavra "vegan" ou "crudívoro".
As proteínas estão em todos os alimentos - fruta, legumes, verduras, frutos secos, sementes, algas, e inclusivamente as proteínas completas estão presentes nos alimentos de origem vegetal (sementes de cânhamo, sementes de linhaça, quinoa, etc.).
O que eu pergunto às pessoas com alimentação convencional que se preocupam com as proteínas na alimentação vegan é: Onde estão os minerais? Onde estão as vitaminas? Onde estão as enzimas? Onde estão os alimentos nutricionalmente densos? Onde está a boa saúde intestinal? Onde está a energia de manhã à noite, e porque e que para se ter energia precisam de cafés e outros estimulantes? Por favor, não se preocupem com os crudívoros e pessoas que seguem uma alimentação equilibrada, que está de acordo com as leis naturais. Preocupem-se com os outros, porque se repararem bem, nós já vivemos numa sociedade com défices. Já vivemos numa sociedade que mal sabe o que é peso normal ou longevidade com qualidade de vida. Já vivemos numa sociedade em que toda a gente que vos rodeia tem défices de minerais, excesso de acidez e algum tipo de processo inflamatório no seu organismo. Qualquer pessoa tem pelo menos um caso de cancro na sua família (na melhor das hipóteses).
Longe vão os tempos em que se morria por fome e desnutrição. Hoje em dia vive-se mais, vive-se com menos qualidade de vida e morre-se por excesso. E ainda assim, há quem insista em continuar a repetir os mesmos erros que vão continuar a levar ao mesmo resultado? Se já seguem uma alimentação viva, natural e rica em fruta, façam este favor ao vosso corpo: bebam muitos sumos de vegetais e aumentem o consumo de minerais alcalinos! A saúde agradece.