Laranjas, mangas, maçãs, pêras, bananas, diospiros - este é o aspecto que qualquer mesa ou bancada de cozinha deveria ter, principalmente nos meses frios do ano!
"Mas comer assim tanta fruta engorda" - dizem muitos. "O que não gastarmos desta fruta toda será transformado em gordura de imediato" - acrescentam outros. Observem bem as pessoas que normalmente fazem este tipo de comentários. São pessoas com peso ideal e sem problemas significativos de saúde? Façam o mesmo exercício com alguém que afirma viver à base de fruta e vegetais o que, acreditem em mim, implica comer quilos de fruta por dia. É uma pessoa com peso ideal e sem problemas significativos de saúde?
Muitas vezes, são precisamente as pessoas que nos avisam sobre os perigos da fruta que comem pouca fruta, têm excesso de peso, e são dependentes de medicação devido a problemas de saúde. Eu ainda não conheci uma única pessoa que coma quilos de fruta e vegetais por dia, e que seja obesa ou tenha algum excesso de peso.
Será que o problema está mesmo na fruta? Não, de maneira nenhuma.
Então em que é que as pessoas se baseiam para dizer que "a fruta engorda"? Na verdade, não é a fruta que engorda, mas tudo o que as pessoas comem ANTES, DEPOIS e muitas vezes JUNTAMENTE com ela. Uma alimentação rica em fruta, mas também rica em carboidratos complexos cozinhados, gorduras e proteínas de origem animal pode levar a um aumento de peso, especialmente se tudo isto for incluído na mesma refeição e a fruta for consumida como sobremesa. Uma alimentação com quantidades ilimitadas de fruta e vegetais, e baixa em gorduras (com frutos secos, sementes e óleos consumidos com moderação) não provoca problemas de peso - antes pelo contrário.
Lembrem-se que só comemos o que estiver à nossa disposição, por isso certifiquem-se que eliminam os alimentos refinados, processados e de origem animal, e preenchem a cozinha com fruta madura, e o frigorífico - com vegetais e ervas aromáticas frescas. A maior energia, bem-estar e equilíbrio físico e mental são consequência de uma alimentação de origem vegetal.
Teorias e opiniões diferentes sempre houve e sempre haverá. Experimentem e comprovem sozinhos!