27 julho, 2013

Perguntas & Respostas: Não é um desperdício deitar fora a polpa da centrifugadora? O que fazer para a aproveitar melhor?


P: "Diariamente deito fora quilos de polpa da centrifugadora. Há maneira de a aproveitar melhor para não a desperdiçar ?"

R: Compreendo perfeitamente que quem faz muitos sumos no seu dia-a-dia fica inevitavelmente com a sensação de que está a desperdiçar os alimentos utilizados, dadas as grandes quantidades de fibra que vão para o caixote do lixo. Contudo, lembrem-se que a centrifugadora não é mais do que uma réplica do nosso próprio organismo. De tudo aquilo que comemos e bebemos, há sempre uma parte que é assimilada, e outra que é eliminada. A fibra é excelente para a flora e trânsito intestinal, contudo ela não tem qualquer valor nutricional e, embora aumente a sensação de saciedade, apenas atrasa a absorção de nutrientes. Todas as vitaminas, minerais e enzimas estão contidos no sumo e absorvidos quase de imediato. Os benefícios da fibra são inegáveis, mas para quem já come boas quantidades de fruta e saladas diariamente, a dose diária recomendada de fibras que promovem o trânsito intestinal está certamente mais do que satisfeita. Poderão sempre fazer “chips”, “bolachas” ou hambúrgueres vegetais com a ajuda de um desidratador. Contudo, a pergunta fica sempre no ar: Porquê comer alimentos mortos e desidratados, sobrecarregando o sistema digestivo com algo que de qualquer forma será eliminado, praticamente sem ser aproveitado? Não tenham medo de deitar fora a polpa dos vegetais. Bebam o sumo, pois este sim, é pura vida em estado líquido!