31 janeiro, 2013

Detox Líquido - Dia 1: Motivos, estado geral e respostas às vossas perguntas



As pessoas fazem desintoxicações à base de sumos pelos mais diversos motivos - perda de peso, eliminação de problemas de saúde, desintoxicação mais rápida, beleza, entre muitos outros. Eu própria já o fiz por diversos motivos ao longo da minha fase de transição em direcção a uma alimentação mais viva e natural, e nunca me desiludi com os resultados. Sempre olhei para esta prática como uma das formas mais poderosas e eficazes de desintoxicação, regeneração e cura, e ainda hoje esta costuma ser uma das primeiras coisas que faço quando quero melhorar a saúde ou aumentar o meu bem-estar.

O motivo que me levou a iniciar o juice feast desta vez prende-se precisamente com questões de saúde. Desde os 15-16 anos de idade sofro com infecções urinárias, que com os anos começaram a tornar-se cada vez mais frequentes e persistentes. Durante vários anos de tratamentos à base de antibióticos, anti-inflamatórios, antimicóticos e anti...muitas outras coisas, o consumo de fruta e vegetais frescos e crus (e especialmente os sumos verdes!), sempre foram a ÚNICA COISA que alguma vez conseguiu produzir alívio mais prolongado dos sintomas. 

Muita gente pergunta porque decidi fazer um detox líquido, se a minha alimentação por si só já é suficientemente "limpa" e natural. A resposta é simples. Ao longo do processo de limpeza, que já agora é um processo contínuo e bem mais demorado do que as pessoas imaginam, há alturas em que apenas a alimentação natural não é suficiente quando se trata de alcançar estados mais sérios de regeneração e cura. Depois de anos e anos de comida cozinhada, produtos animais, bebidas estimulantes e antibióticos, há momentos em que o nosso corpo precisa mesmo de algo ainda mais "drástico" para conseguir passar ao próximo nível de regeneração. O "juice feast" fornece precisamente esta ajuda extra.

Dito isto, passo ao relato que muitos solicitaram.
Ontem foi o 1º dia de "juice feast" e consistiu no consumo de sumo verde e sumo de cenouras consumidos alternadamente ao longo do dia, e umas laranjas ao final da tarde (só porque à noite tinha treino de spinning). Para muitos beber vários litros de sumo pode parecer algo que roça o impossível, mas e mais fácil do que se imagina. Senti-me bem ao longo de todo o dia, com boa disposição e muita energia para trabalhar e treinar. Se durante a tarde até fiz flexões e abdominais em pleno quarto, mesmo sabendo que mais tarde tinha treino no ginásio, é porque realmente estava com muita energia extra. Dormi bem e acordei com facilidade de manhã, pelo que o balanço geral é muito positivo. Relativamente à duração, confesso que não planeei a duração deste detox. Pode durar apenas 2-3 dias, 1 semana, 10 dias...ou mais. Normalmente o próprio corpo dá-nos essas respostas e eu gosto de o ouvir.  

Algumas pessoas perguntaram se não estou preocupada que vou perder peso ao longo do processo, ao que respondo: Não. Já liguei muito mais ao peso do que agora. Há vários anos que estou no meu peso ideal e consigo mantê-lo estável sem problemas. Pequenas oscilações para cima ou para baixo não me preocupam minimamente, desde que o objectivo seja sempre melhorar a saúde. Provavelmente vou perder algum peso, sim, dependendo da duração do juice feast. No entanto, já conheço os mecanismos de recuperação de massa muscular ou peso no geral, por isso certamente irei recuperar o que perdi sem problemas, se assim o desejar posteriormente. 

Outra pergunta estava relacionada com o meu consumo de água durante o juice feast. Posso dizer que tenho bebido pouco mais de meio litro, não mais. Como podem imaginar, o resto dos sumos são ricos em água, pelo que a necessidade natural de beber apenas água diminui muito - o que é normal. 

Para mais informações, novidades ou se simplesmente estão interessados em seguir as actualizações relacionadas com o meu detox líquido, sigam o site nos próximos dias. Vou tentar publicar estes posts diariamente, à noite.