25 novembro, 2012

Utensílios e máquinas que fazem falta e poupam tempo e energia numa cRUzinha - II



Além dos batidos, uma outra forma de introduzir variedade e usar a alimentação natural com fins ainda mais terapêuticos, são os sumos. Quer sejam sumos de fruta, sumos verdes ou mistos, precisamos de uma centrifugadora. Sempre que se fala de sumos e batidos, as perguntas que surgem inevitavelmente são: Mas se já bebo batidos, para quê os sumos? Qual é a diferença? O que é melhor, sumos ou batidos?
Muito mais do que comparar e dizer qual é melhor ou pior, trata-se de perceber que os sumos e batidos são duas coisas diferentes, que servem propósitos diferentes. Os batidos contêm a polpa e são excelentes para as alturas em que precisamos de ficar saciados durante mais tempo. Os sumos, em contrapartida, já não contêm a polpa e, como tal, são muito adequados para alturas específicas em que precisamos de picos de energia imediata, como é o caso dos lanches pré-treino. São ainda usados com fins terapêuticos e fases de desintoxicação (ex.: o chamado "juice feast"), durante as quais pretendemos fornecer os nutrientes necessários, mas ao mesmo tempo dar algum descanso ao sistema digestivo, promovendo a limpeza, desintoxicação e regeneração celular. 
Convém deixar bem claro o facto de retirar a polpa no caso dos sumos não significa, em absoluto, que a fibra seja má para nós. Embora não tenha qualquer valor nutricional, a fibra é boa para promover o trânsito intestinal, limpar o sistema digestivo e garantir a saciedade durante mais tempo. Contudo, há alturas em que precisamos de dar algum descanso ao nosso sistema, coisa que acontece muito mais lentamente se estivermos a ingerir também a polpa. É precisamente nestas alturas que podemos e devemos fazer sumos. Isto é particularmente válido para as pessoas que já têm condições médicas como é o caso da doença de Crohn e outros problemas que tornam a digestão particularmente difícil, dando origem a problemas de fermentação, inchaço e mal-estar na zona abdominal. Nestes casos é fundamental fazer detox a base de sumos e facilitar ao máximo a digestão, permitindo que os fitonutrientes façam o resto. Depois de limpo e regenerado, o corpo passa a funcionar normalmente e a fibra deixa de ser um problema, mas ainda assim, é importante manter o hábito e continuar a consumir sumos, permitindo assim o descanso periódico de todos os nossos sistemas. 
Das marcas que se encontram com facilidade no mercado português, recomendamos vivamente as centrifugadoras da Philips e Ariete que fazem um excelente trabalho, além da boa relação qualidade/preço. Para quem quiser passar ao próximo nível e adquirir uma excelente máquina, invistam numa Breville 800.