02 setembro, 2012

Refeições rápidas e saudáveis - os mitos, as desculpas e a realidade


Algo que está muito longe de ser verdade mas que, ainda assim, muita gente usa como desculpa no dia-a-dia, é que "comer de forma saudável exige muito tempo". Para desmistificar esta ideia basta dizer que preparar uma salada grande, variada e completa, que contenha absolutamente todos os nutrientes para satisfazer as nossas necessidades diárias, demora entre 10-15 minutos. Isto faz com que o crudivorismo possa ser considerado automaticamente a melhor "comida rápida" que temos à nossa disposição. Mesmo para quem não tem a possibilidade de almoçar em casa, existem opções perfeitamente válidas, que permitem viver no mundo actual e manter este estilo de vida a longo prazo. 

Ninguém poderá negar que o ideal é que a fruta e saladas verdes sejam cortados sempre na hora, poucos segundos antes de comer, pois é desta forma que preservam todos os seus nutrientes. Contudo, hoje em dia muitos de nós têm vidas preenchidas e um dia-a-dia demasiado agitado para fazer as coisas da forma mais perfeita. Mesmo nestes casos, basta ter apenas força de vontade e alguma criatividade para transforma a nossa vida.

Actualmente, são cada vez mais as pessoas que levam lanches e, muitas vezes, até mesmo refeições completas para o seu local de trabalho. Embora à primeira vista possa parecer trabalhoso e confuso, tudo é uma questão de hábito e, como toda a gente sabe, os hábitos são criados e modificados.

Levar ao local de trabalho fruta ou uma salada para almoçar é, de facto, bem mais simples do que se imagina. Basta ter um par de tupperwares e levar a salada cortada, acrescentando apenas um pouco de sumo de limão antes de comer. A fruta acaba por ser uma tarefa ainda mais simples, pois tudo o que necessitamos é apenas uma faca e/ou colher.

Na verdade, na maior parte das vezes o grande entrave no que diz respeito ao crudivorismo e refeições fora de casa não tem nada a ver com a comida em si, mas sim com a mentalidade das pessoas, com o medo de rejeição ou não aceitação de terceiros, bem como com a falta de motivação e dedicação, que fazem com que a pessoa nunca se empenhe a 100% a dar o melhor de si para conseguir o seu objectivo. A solução é, como sempre, simples - basta decidir o que queremos, agir em conformidade e aceitar o facto de que o nosso estado actual é sempre um reflexo das decisões que tomamos a cada momento. 

Ingredientes: Alface verde, alface roxa, 1 copo de espinafre, 1 cenoura, 1 tomate, aipo, ½ de abacate, pimenta caiena, o sumo de 1 limão