09 setembro, 2012

4 dicas para tornar as suas refeições fora de casa mais coloridas, rápidas, práticas e divertidas


salad in a jar

 1. Seja criativo e aposte nas “saladas em frasco”!

Uma forma divertida e simples de resolver o problema das refeições fora de casa é apostar nas saladas em frascos de vidro. Este conceito criativo permite conservar com facilidade todos os ingredientes, mantendo-os frescos até à hora da refeição. É bem mais simples do que aparenta ser! 1) Preparem o vosso molho de salada preferido e coloquem várias colheres do mesmo no fundo do frasco. 2) Continuem com várias camadas de vegetais cortados ou ralados. 3) Acrescentem os vegetais de folhas verdes por último, para que não estejam em contacto directo com o molho; 4) Agitem o frasco imediatamente antes de comer, de modo a misturar o molho com os restantes ingredientes...e já está! Desfrutem de uma bela refeição 100% natural, sem qualquer tipo de dificuldade! Estas quatro simples dicas irão preserver a salada fresca e suculenta até à hora da refeição. Mais uma prova de que comer fora de casa não precisa de ser uma dor de cabeça, nem uma razão para gastar muito dinheiro.
lanche crudívoro
2. Tenha sempre consigo pelo menos um lanche
Isto é particularmente válido para quem costuma sentir impulsos/necessidade de comer descontroladamente ou tem a tendência de petiscar ao longo do dia. Se tiver sempre à mão (na bolsa ou na gaveta da secretária) algum lanche saudável, a probabilidade de petiscar o que não deve diminui significativamente. Isto, por não dizer que quando comemos com regularidade ao longo do dia, os descontrolos alimentares simplesmente não acontecem, ou então nunca são tão intensos. Exemplos de alimentos que pode ter sempre consigo: 1) peças de fruta fáceis de transportar e comer (ex.: maçãs, bananas, uvas, etc); 2) pequenas quantidades de frutos secos e sementes (avelãs, amêndoas, nozes, sementes de girassol, sementes de abóbora, etc.); 3) uma garrafa de água com sementes de chia.   
crudivorismo o que comer
 3. Diga não à monotonia e alimentação repetitiva!
Como seres humanos que somos, temos sempre uma tendência para comer os alimentos que nos agradam até à exaustão, muitas vezes restringindo tudo o que comememos a 4-5 combinações diferentes. E porquê não inovar? A Natureza é abundante e cheia de cores, texturas e sabores! Quanto mais diversificada e colorida for a sua alimentação, mais nutrientes irá conter, e maior sera a sua satisfação e energia física e mental!

4. Coma sempre até ficar satisfeito!
Mesmo que traga o seu almoço de casa, não permita que a fome a meio da tarde consiga vencer e sabotar todos os seus esforços em manter uma alimentação natural e predominantemente crua. É fundamental perceber que quando se tem uma alimentação baseada em fruta e vegetais frescos e crus temos sempre necessidade de comer quantidades maiores ou, pelo menos, comer com mais frequência. Nunca, nunca, nunca passe fome! 1º) Isto não é uma dieta!; 2º) Não há necessidade absolutamente nenhuma de restringir a quantidade de alimentos frescos e crus, porque mesmo que coma em abundância, terá sempre um peso ideal!; 3º) Quando comemos pouco e de uma forma caótica (saltando refeições), apenas tornamos o nosso metabolismo mais lento, agravando os problemas de peso.