31 julho, 2012

Como manter a alimentação crudívora quando estamos a viajar?


Contrariamente ao que muitos pensam, ninguém precisa de uma cozinha completamente equipada com todo o tipo de utensílios ou de pratos muito elaborados, para manter uma alimentação 100% ou predominantemente crudívora. Isto, porque o crudivorismo consiste precisamente em comer os alimentos que a própria natureza nos fornece, mantendo-os no seu estado cru, natural e inalterado. Se ainda assim estiverem interessados em aprender alguns truques para facilitar ainda mais a manutenção deste estilo de vida mesmo quando estamos a viajar, continuem a ler...

1. Levar sempre algum tipo de fruta e verdura connosco é o que nos irá manter energéticos e saciados, eliminando qualquer vontade de nos atirar vorazmente aos alimentos processados a artificiais que nos rodeiam por todos os lados, especialmente quando estamos a viajar. No início estranha-se, mas depois entranha-se de tal maneira, que já nos sentimos estranhos quando andamos por aí sem o saquinho habitual cheio de fruta e verdes. O método é simples: basta começar sempre pela fruta mais delicada, madura ou mole e comer o resto no próximo lanche ou refeição - assim evitamos que a fruta se estrague. No que toca às verduras, a alface e espinafre são excelentes para transportar e combinam maravilhosamente com citrinos ou, na verdade, com quase todo o tipo de fruta.

2. Alguns pequenos extras como chocolate cru ou frutos secos (obviamente, com moderação) conseguem fazer toda a diferença quando nos apetece algo um pouco mais elaborado, mas não temos a possibilidade de fazer nem saladas, nem batidos. Convém ter sempre um ou outro destes extras connosco.

3. As sementes de chia são o nosso aliado nº1 quando estamos a viajar e precisamos de estar saciados e hidratados durante várias horas seguidas. Basta ter uma garrafa de água, adicionar umas quantas colheres de sementes de chia e ir bebendo durante o dia, ou então polvilhar a fruta madura e suculenta, deliciando-nos com um lanche delicioso e muito nutritivo.

4. Uma vez instalados no nosso novo destino, nada como explorar um pouco a zona e encontrar algum mercado local. Estes são os melhores sítios de compras para quem come fruta e verdura fresca em grandes quantidades.

Por muito complicado que possa parecer inicialmente, manter um estilo de vida crudívoro é bem mais simples do que as pessoas imaginam. Os nossos maiores obstáculos ao longo deste processo não têm a ver propriamente com a comida em si, mas sim, com condicionamentos e normas sociais, opiniões alheias e a manutenção de uma determinada imagem. Só isto, já diz tudo. Por isso, toca a simplificar, comer muita fruta e vegetais e aproveitar as nossas viagens a 100%, sentindo-nos sempre leves e energéticos!